Coordenador : Luciana dos Santos Medeiros
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 385517.2206.369716.14022023
Departamento/Setor: MSV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão realizadas atividades voltadas para a comunidade acadêmica e não acadêmica conforme descritos na caracterização, justificativa e metodologia.
Local de atuação: As reuniões e palestras em formato presencial serão realizadas na Faculdade de Medicina Veterinária da UFF. As atividades remotas serão realizadas via plataformas zoom e youtube.
Objetivo
- Criar um ambiente virtual, por meio de um grupo de estudos, para difusão de conhecimentos; - Alertar sobre as enfermidades infecciosas de animais e seus impactos na saúde única; - Promover educação em saúde e popularização do conhecimento acadêmico à sociedade; - Oferecer palestras e treinamentos a estudantes e profissionais das ciências agrárias; - Estreitar a relação entre o curso de Medicina Veterinária da UFF e a população.
Resumo
O Grupo de Estudos em Epidemiologia Veterinária (GEEVet) foi idealizado tendo em vista a necessidade de discutir assuntos relacionados à doenças animais e o contexto pandêmico que vivemos. Os trabalhos serão desenvolvidos em ambiente virtual e presencial, para difusão de conhecimentos científicos sobre a área. Serão realizadas ações socioeducativas direcionadas à comunidade acadêmica e à sociedade. O público-alvo será composto por graduandos dos cursos de ciências agrárias e de ciências da saúde, bem como médicos veterinários, médicos, biólogos, zootecnistas, biomédicos, produtores rurais, tratadores, tutores de animais de companhia e a população em geral (comunidade externa). Como metodologia, pretende-se envolver os discentes do curso de Medicina Veterinária da UFF em ações extensionistas, oportunizando a interlocução de conhecimentos e contribuição à sociedade; criar um perfil em mídias sociais (Instagram e Youtube) para disseminação de informações; produzir material didático ilustrativo sobre diferentes enfermidades infecciosas de animais e seus impactos na saúde única; e promover encontros virtuais e presenciais (palestras, mesas redondas, discussões de casos, apresentações de artigos) entre pesquisadores ou outros profissionais de áreas específicas com a comunidade acadêmica e externa. Acredita-se que o GEEVet possa contribuir para a sociedade, por meio discussões voltadas ao bem estar, sanidade animal e prevenção de zoonoses, difundindo conhecimentos práticos e instigando a responsabilidade sanitária da população. Quanto à comunidade acadêmica, espera-se possibilitar a educação continuada sobre temas de relevância à medicina veterinária preventiva e saúde única, bem como complementar a formação dos estudantes de graduação da área de ciências agrárias da UFF e de outras instituições.